Adicionar aos favoritos
Adicione aos Favoritos Adicione aos Favoritos
Domingo, 21 de Março de 2010

Os trabalhadores dos CTT afirmaram-se hoje surpreendidos e "apreensivos" com a privatização da empresa, prevista no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), considerando que o Estado quer vendê-la enquanto é rentável e temendo despedimentos.

"Quanto mais venderem agora melhor ficarão, porque provavelmente a empresa, nos próximos anos, com ou sem privatização, irá desvalorizar", afirmou José Rosário, da Comissão de Trabalhadores (CT) dos CTT, referindo-se à acrescida concorrência esperada com a liberalização do mercado postal a partir de 2011.

"A ideia que me dá - acrescentou - é que o Estado está a tentar transferir a responsabilidade da prestação deste serviço para a iniciativa privada, tendo em consideração que até agora isto sempre deu resultados apetecíveis e nunca dependemos do Estado em termos de dinheiro, mas daqui para a frente não sabemos como é que vai ser".

Em declarações à agência Lusa, José Rosário confessou-se "apreensivo", temendo que uma evolução menos favorável do negócio venha a resultar em despedimentos naquela que é a maior empregadora do país, com 13 mil funcionários.

"Neste momento a situação da empresa em termos económicos é boa, os números falam por si, mas há uma quebra significativa no negócio postal que, com a liberalização, pode vir a causar maiores dificuldades", antecipou.

Dado o elevado volume de trabalhadores dos CTT, José Rosário receia que "pode vir a haver excedentes de pessoal em números significativos".

"Aquilo que, hoje, é uma empresa economicamente equilibrada, no meio de tudo isto pode vir a transformar-se numa empresa privada deficitária que depende do subsídio do Estado ou diretamente do orçamento geral do Estado para prestar um serviço público que é a distribuição postal", alertou.

Ainda assim, o representante da CT acredita que não será "muito difícil" encontrar interessados no capital dos CTT: "Tendo em consideração os resultados que a empresa tem apresentado nos últimos anos se calhar não é muito difícil, mas se [os interessados] se inteirarem exatamente do que é o negócio postal e do seu futuro, poderá haver alguma dificuldade", disse.

Como potenciais interessados, José Rosário avança a Mota Engil e a Sonae, que "há algum tempo atrás já se mostraram publicamente interessadas no negócio postal".

Na sua opinião, "se calhar" os CTT até seriam "mais bem geridos pelo privado do que pelo público", mas os efeitos da liberalização postal "vão por em causa a continuidade do serviço nos moldes hoje existentes" e "criar mais algumas dificuldades".

Atualmente acionista único dos CTT, o Estado português deverá, segundo o representante dos trabalhadores, abdicar agora da maioria do capital dos correios.

"Com a ânsia do PEC que aí está, a avançarem para a privatização, hão de tentar privatizar o máximo de capital, até para realizar mais dinheiro, tendo em consideração que os resultados da empresa hoje podem não ser assim daqui a um ano", concluiu.

A agência Lusa tentou ouvir a administração dos CTT, o que não possível até ao momento.



publicado por Carteiro às 22:10 | link do post | comentar

mais sobre mim
Pesquisar
Pesquisa personalizada
Via CTT

Visita
arquivos

Dezembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

links
posts recentes

CTT ficam com o serviço p...

CTT gastam 10,5 milhões c...

CTT é a empresa pública c...

Paredes de Coura: Correio...

Crise fecha mais um posto...

CORREIO: Sindicato acusa ...

OS ABUSOS QUE VÃO PAIRAND...

Comité de Estratégia dos ...

Correios: CTT encerraram ...

Louçã sai em defesa de CT...

Estão on-line
Contador
contador de acessos grátis
Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


comentários recentes
Dirija-se ao CDP ou Estação de Correios mais proxi...
Boa tarde,Antes de mais peço desculpa por usar est...
Isto ainda não é nada, muita mais coisa virá!! Pre...
Através dos posts que eu tenho lido aqui pelo teu ...
Estou farto de perder dinheiro com os CTT. Mando v...
Finalmente os Boys estão a ser descobertos!!!Isto ...
A JUnta de Freguesia de Afife é uma vergonha , and...
Já estão a preparar a privatização com estes lucro...
certinho
Pois é nao só os carteiros se queixam , mas tambem...
O Carteiro

blogs SAPO
subscrever feeds